segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Cordel dos Sonhos, levando histórias para crianças

Olá! 
Pessoal, hoje venho compartilhar com vocês o projeto Cordel dos Sonhos do Richard Diegues.


O Cordel dos Sonhos é um projeto de distribuição de um romance de literatura infanto-juvenil que o Richard Diegues escreveu. A distribuição ocorrerá com a arrecadação do site Catarse.me, a ideia é realizar a doação do livro para crianças entre 9 e 12 anos de baixa renda, ou seja, difícil acesso à literatura.
A ideia de realizar o projeto através do Catarse é arrecadar dinheiro e retribuir os que ajudam nesse projeto. Para quem nunca viu, quem elabora um projeto desse prêmios, no caso do Cordel dos Sonhos a contribuição, que vai de 10 à 1.000 (dez à mil) reais, vai desde o nome nos agradecimentos no livro até exemplares e pôster e avisos de porta.


Bora conhecer um pouco mais do livro?
"Cordel dos Sonhos é o título do Livro, e foi emprestado ao projeto. É fruto de um longo trabalho onde o autor vem unindo a expressividade lúdica das ilustrações de Jeffrey Thompson, famoso ilustrador americano de livros infantis, com seu texto. A história foi concebida depois de um extenso estudo sobre as principais dificuldades que as crianças enfrentam na faixa dos 9 aos 12 anos de idade, que sempre se concentra na crise de identidade, e nos complexos de liberdade tolhida, geralmente representadas pelas negativas inerentes da educação nessa fase da vida. Também trata do processo de “divórcio velado”, recorrente principalmente nas camadas sociais menos privilegiadas economicamente. Geralmente os pais são vistos como “monstros” nessa fase, e essa analogia é feita durante toda a obra, onde a protagonista inicia uma “briga” com sua mãe, e depois se vê obrigada a trilhar todo um caminho até conseguir ser perdoada (e se perdoar). Esse viés é passado de forma discreta, mais por exemplos do que por palavras diretas, plantando esse conceito paulatinamente na mente das crianças. A história é de fantasia, ocorrendo em um Reino dos Sonhos (dentro de um universo ficcional que o autor já explorou em três outros romances, chamado Universo de Todos os Olhos), onde personagens conhecidos das crianças, tais como o Gato Cheshire, o Chapeleiro Maluco e o Coelho Branco (de Alice no País das Maravilhas), ou a baleia Moby Dick, e até mesmo criaturas folclóricas como sereias, vão passando pelo caminho da personagem em sua jornada. Todo o trabalho foi feito com uma grande diversidade de fontes gráficas (composição das letras), arranjos entre os textos e as imagens, e 100% das páginas ilustradas e trabalhadas com duas cores, visando uma maior identidade da parte das crianças. Também foi focada a arte do cordel, tanto nas gravuras como em partes determinadas do texto, que são escritas nesse estilo único e tão representativo da brasilidade. Poesia, prosa e rimas foram sendo mescladas dentro do livro, de forma a apresentar naturalmente aos leitores as diversas nuances da literatura e seus conceitos. O formato do livro físico também foi estudado pensando na assimilação das crianças, com o tamanho de 23cm x 21cm, miolo colorido em duas cores (para não perder a identidade do cordel, e ainda assim agregar um colorido especial); são 120 páginas, completamente ilustradas." (retirado da página do projeto no Catarse.me)

Você pode saber mais do projeto na página do facebook. E por contribuir na página do projeto no catarse.
Lembrando que a fase de arrecadação durará 33 dias, então vamos contribuir nem que seja com dez reais, de grão em grão a galinha enche o papo e os livros logo poderão ser distribuidos (toda a informação dos prazos estão na página do projeto).



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

1 comentários:

Andréia Nogueira disse... [Responder Comentário]

Oi Dri,
saudades de você.
Ótima essa ideia né?
Postei no face sobre ela.
Bjos!!!
Andréia
Sentimento nos Livros