sábado, 9 de julho de 2011

Metamorfose - A Fúria dos Lobisomens - Organização Ademir Pascale

Olá pessoas!!!
Já estou lendo meu terceiro livrinho das férias, tenho mais um para terminar de ler e aí eu começo a ler os novos!!! Eu estou adorando o ócio!! 
E hoje vim falar do outro livro já lido!! Metamorfose - A Fúria dos Lobisomens - Organização Ademir Pascale.
 Com contos de Adriano Siqueira, Alex Mir, Duda Falcão, Georgette Silen, M. D. Amado, e no total são 36 contos.


Bom, eu selecionei para falar um pouco dos cinco contos que eu mais gostei no livro:

Eu, Lobo de Rubem Cabral: Um sonho, ou a realidade. Eu, homem ou Eu, Lobo? Cinza, branco e negro, cores dos lobos, decoração do quarto. Em uma narração cortada entre cenas desenrola a história de um lobo e um homem. Gostei principalmente pela dúvida, afinal era sonho do homem ou do lobo?

O Filho do Lobo de Armin Daniel Reichert: O conto narra a história da mitologia nórdica de Odin e Fenrir, o Lobo, uma amizade envenenada, sendo contada para o filho de Fenrir, o Lobo. Gostei pela mitologia nórdica no contexto da história, oferecendo uma versão interessante para os homens lobos.

Espírito do Totem de Duda Falcão: Uma tribo, um xamã, um espírito protetor, o rito de passagem de cargo. Gostei pela alternativa dos lobisomens sendo lobos - guarás (veja Fúria Lupina) e os índios sendo os portadores do espírito protetor.

O Último Baile: Pontos de Vista de M. D. Amado: A Dança, A Caça e A Fúria. Lobisomem, pai, irmã. Pontos de vista de um mesmo acontecimento. Gostei pela poética das cenas e a leveza da escrita.

O Vampiro e o Lobo de Adriano Siqueira: O lobo que acidentalmente destruiu o vampiro, por tomar água da fonte da igreja. Gostei pelo tom de comédia, eu ri. Não é o único conto que traz vampiros e lobisomens no mesmo contexto.

Eu acho muito dificil falar de contos em um livro de contos, sempre deixo as coisas para trás e por se tratar justamente de conto, contar estraga a história não?
Achei alguns contos meio lugar comum: transformação-dor-fúria-instintos-sangue. Eu sei que se trata de lobisomens, mas depois de Fúria Lupina fiquei mal acostumada, lobisomens podem ser mais que instintos e sangue (na minha opinião).
Eu recomendo para quem curte esse tema!!!
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

1 comentários:

Andreia Nogueira disse... [Responder Comentário]

Sou louca para ler esse livro.
Concordo que depois de ler Furia Lupina deve ser difícil ler algo sobre lobos e não comparar.
Que suas férias sejam bastante poveitosas...hehehehe...
Bjos!!!
Andréia
Sentimento nos Livros