sábado, 29 de outubro de 2011

Dia 29 de Outubro: Dia Nacional do Livro!

Olá pessoas!


"Hoje é Dia do Livro - Parabéns para todos os escritores, editoras, gráficas, distribuidoras, livrarias, diagramadores, capistas, revisores, fotógrafos, desenhistas, bibliotecas e leitores!!!"
Adriano Siqueira (Facebook, 2011)

E aproveitando a deixa, dê um livro nacional de presente (para o amigo, o namorado, o primo, o inimigo)... E para comemorar eu resolvi selecionar alguns livros nacionais que já li e colocar a sinopse (todas do skoob) como sugestões de leitura.


Série Alma e Sangue de Nazarethe Fonseca: Composta por O Despertar do Vampiro, O Império dos Vampiros, Kara e Jan - Segredos de Alma e Sangue, O Pacto dos Vampiros ... E Será lançado ainda A Rainha dos Vampiros.

Sinopse - Alma e Sangue - O Despertar do Vampiro - Nazarethe Fonseca
Um vampiro desperta em São Luís, num casarão abandonado, e apaixona-se pela restauradora do imóvel. A partir daí a história se desenvolve num vaivém amoroso, intrigas, falsidade, poder, vingança; tudo em nome do amor. Os personagens centrais são fortes, decididos, seja para o bem ou para o mal, dando o toque de suspense e de reviravolta nas tramas. A autora narra os encontros e desencontros de Jan Kman e Kara Ramos através dos séculos. As surpresas e as ironias da vida. O amor e o ódio caminhando juntos. A tentativa de Kara de fugir de um destino já traçado.

Sinopse - Kara e Kman, Segredos de Alma e Sangue - Nazarethe Fonseca
Kara é uma jovem vampira que precisa aprender a viver no mundo dos vampiros e para isso, conta com seu amado criador Jan Kman. Também tem que aprender a lidar com outros vampiros, alguns mais poderosos e antigos, como é o caso do rei dos vampiros Ariel. Kara precisa aceitar as leis desse misterioso mundo, assim como aprender a se defender e se adaptar a sua nova realidade como imortal. Mistério, sedução, ação e muitas intrigas são os ingredientes principais dessa história fascinante.

Eu já li O Despertar do Vampiro e Kara e Jan (o único que eu tenho), está na minha wishlist comprar todos os livros da série e ter pelo menos um autografado!!


O Senhor da Chuva de André Vianco, se não me engano (e de acordo com o que me recordo da entrevista do André no Jô) é o primeiro livro do autor.

Sinopse - O Senhor da Chuva - Anjos e Demônios Estão em Guerra - André Vianco
Um anjo perseguido, para não ser destruído, possui o corpo de um ser humano agonizante. Assim, o anjo quebra uma regra sagrada que dá direito aos demônios de evocarem uma guerra desigual que poderá desencadear a destruição de todos os anjos de luz da terra.
Agora, os dois exércitos estão furiosos, transformando as tranquilas pastagens de Belo Verde num funesto campo de batalhas onde espadas que parecem chamas, e olhos que parecem brasas, darão o tom nesta misteriosa aventura sobrenatural, repleta de batalhas, mergulhadas no mundo dos anjos, dos vampiros e dos demônios.

Segundo livro que li do autor (O Bento foi o primeiro) ambos emprestados. Foi aqui que eu me apaixonei (de vez) pela narrativa dos livros do Vianco, a história, a criatividade, as personagens. Enfim... foi de longe o melhor livro que li do Vianco.


Sangue de Lobo das autoras Helena Gomes e Rosana Rios. Ótimo livro, ótima narrativa, tem vários itens necessários para sucesso: mistério, personagens interessantes, final surpreendente, lobisomens.

Sinopse - Sangue de Lobo - Helena Gomes, Rosana Rios
Em 'Sangue de Lobo', um antigo original de um livro que conta uma história de mistério e morte jaz esquecido num pequeno museu em um restaurante no sul de Minas Gerais. Duas jovens, Ana Cristina e Cristiana, em viagem com a família de Ana, encontram-no e leem a história. Elas ficam assustadas, pois o enredo do livro retrata exatamente o jogo de RPG que elas criaram com amigos em São Paulo. E o mais curioso - a história se passa na cidade onde vão passar as férias. Foi lá que ocorreram crimes em série no início do século XX. E, no mesmo local, 100 anos depois, volta a acontecer uma sequência sinistra de mortes - oito macabras bonecas de porcelana parecem corresponder às vitimas de um assassino serial. As histórias do presente e do passado se misturam a partir do lobisomem Hector, um jovem inglês dopasso que luta contra a maldição da Lua Cheia.


Sete Perguntas para um Dragão de Rosana Rios é uma história infanto juvenil muito interessante, explora o universo dos dragões e de quebra ainda ensina algumas coisas legais para os mais jovens que lerem o livro (inclusive foi o primeiro livro que meu irmão bateu em um dia só, empolgado e adorou o livro).

Sinopse - Sete perguntas para um dragão - Rosana Rios
"Quem já viu um dragão tem o poder de convocá-lo, é só deixar o coração falar." Yuri acaba de ver um dragão entre as nuvens e, sem querer, convoca-o para uma tensa conversa. O dragão pergunta o que Yuri deseja e ele responde que quer saber tudo o que puder sobre dragões. Sete. É permitido ao menino fazer sete perguntas, porém terá de pagar por essas respostas. Ele aceita. Sem descobrir como, ele sabe os Modos Antigos de se conversar com essas feras mitológicas sem ser devorado. Seus amigos, Karen e William, não acreditam nessa história e acham mesmo é que Yuri está ficando maluco, com tantas provas e trabalhos, sem contar aquele padrasto que está sempre ameaçando dar uma surra nele. Porém, Groen, o dragão, quando resolve aparecer para Yuri, lhe conta a história mitológica dos dragões, de Gaia, a grande Alma da Terra, de todos os tipos de dragões existentes e seus clãs e tudo o mais que as perguntas de Yuri o levam a falar, até de uma guerra que ocorreu entre os homens e dragões. Só que para cada item de conhecimento, uma tarefa é requisitada. E vão ficando mais difíceis conforme o passar do tmepo. Afinal, "quem se mete com dragões deve se preparar para passar pelo fogo".


A Série a Caverna de Cristais tem como primeiro volume O Arqueiro e a Feiticeira, seguido da Aliança dos Povos, Despertar do Dragão, e os ainda inéditos, A Tríade, O Guerreiro da Ursa, Destruidores, O Último Arthur.

Sinopse - A caverna de cristais - vol. 1 - O arqueiro e a feiticeira - Helena Gomes
Em um remoto mundo de brumas azuis, a guerra entre dois povos termina com a vitória dos cruéis nergals. Em seus desespero, Loxian, a rainha dos eloras, ordena aos seus três melhores guerreiro o impossível: evitar que os inimigos, liderados por Mudu-za, deixem seus rastro de destruição e morte em civilizações inocentes. A missão, entretanto, fracassa. Milênios depois, em um reino medieval perdido num planeta chamado Terra, uma jovem Sacerdotisa chega em busca do Herdeiro: o único capaz de deter o terror nergal que agora ameaça a raça humana.

Eu já li o volume 1, e acabei de adquirir os volumes 2 e 3 (que são os que já foram publicados), assim que os ler eu volto para falar deles. E fica meu apelo à Helena Gomes de publicar a série toda.


Aos Olhos da Morte de M. D. Amado, o cara do Estronho. Em seu primeiro livro solo com contos sobre várias Mortes, com vários pontos de vista sobre esse tema sempre temido.

Sinopse - Aos Olhos da Morte - M. D. Amado
Quem nunca teve medo da morte? Ou estremeceu a simples menção dessa palavra? Descubra, através destas páginas, o quanto você teme o inevitável. Está preparado para enfrentar a morte? Se vista de coragem, familiarize-se com ela, mergulhe nestes parágrafos e descubra a dor e a beleza em cada conto. Sinta o hálito gélido da morte, encare seus olhos e deixe-se beijar. Neste livro, M. D. Amado nos revela as várias facetas da morte e todos os sentimentos que provoca no ser humano: dor, ódio, medo, saudade, revolta... E amor. Tudo maravilhosamente escrito em 21 contos emocionantes e surpreendentes, sem limites entre o mórbido e o belo. Entre, seja bem-vindo. Afinal, a morte nos espera...


Fúria Lupina - Brasil de Alfer Medeiros, é o primeiro livro sobre esses lobisomens. Em conversa com o Alfer ele falou que o livro é o que ele sempre quis ler sobre lobisomens, e devo admitir que é bem interessante, com uma mistura de mitos e violência e realidade chocante que te prende ao livro.

Sinopse- Fúria Lupina - Brasil - Alfer Medeiros
A natureza lupina liberta. A natureza humana destrói. Qual é a origem do mito do lobisomem? Maldição, doença, dom, herança ou eventos aleatórios? Ou será que todas essas hipóteses são aplicáveis? Em Fúria Lupina - Brasil, as peças do quebra-cabeça são apresentadas no decorrer de algumas décadas. Quando, no ano de 2009, essas peças começam a se encaixar para formar a imagem final, homens e feras aparentemente desconexos entram em uma alucinada rota de colisão, que resultará em sangue, violência e morte. Uma organização secreta, um grupo ecoterrorista, mercenários, lobisomens com variações de raças e conflitos de natureza humana permeiam toda a trama, que passa por Estados Unidos, México, Noruega, São Paulo e Mato Grosso, finalmente desembarcando na Amazônia brasileira onde muitos destinos serão traçados. Você está pronto para descobrir qual é o maior predador do planeta?


Bem gente, essa lista é vasta e como eu disse lá em cima, são sugestões de leitura, tem vários outros livros interessantes e bons no Brasil, e eu sei que vão falar que faltam vários livros aqui. Mas ficam algumas dicas.
Beijos!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

deiare disse... [Responder Comentário]

Oi Dri, adorei post! Posso "roubá-lo" e incluir mais algumas indicações?
Já li 3 dos oito indicados. Tenho O Senhor da Chuva, mas ainda não li.
Bjos!!!
Andréia
Sentimento nos Livros

Ana Carolina Nonato disse... [Responder Comentário]

Olá, Dri!

Ai, que post lindo! Também gostei muito!! :D Excelente ideia!
E como vai a ideia da Bienal??

Koisinhas giras disse... [Responder Comentário]

apenas há pouco tempo re-adequiri o gosto pela leitura, mas tenho alguns livros, assim que tiver tudo organizado terei muito gosto em participar.
já estou a seguir.
beijos
kris
experienciascomunhas.blogspot.com