Oi!
Hoje o post tem um tema um pouco diferente, quem me conhece já me viu rasgar elogios às aulas que estou tendo de Literatura Infanto-Juvenil. E eis que vim rasgar um pouco mais.
Tive essa semana uma aula para lá de inspiradora e motivadora. Além de deliciosa!
Essa aula eu faço como uma optativa às disciplinas que eu possuo, além de fazer em outro curso (eu faço Psicologia e essa é uma disciplina de Letras), a aula é ministrada pela professora Sandra Hahn que além de saber do que está falando, fala com uma grande paixão pelos livros infanto-juvenis que chega a ser contagiante.
Eis que chego na aula e vejo ela estender um pano laranja no chão e despejar sobre ele vários livros (que foram mostrados quase um por um nas aulas anteriores). A atividade proposta: Um roda de leitura. Dessas que fazíamos (alguns) quando éramos crianças.
Admito que fiquei encantada, com os livros espalhados, com a possibilidade de tirar um tempo da aula para ler um pouco livros infantis e juvenis. Aliás essa é uma atividade segundo ela ótima para qualquer idade (nas escolas) para incentivar a leitura, sempre tendo de haver mais livros que alunos, para propiciar a escolha da leitura.
Ela nos permitiu ler por uma hora, tranquilamente, e à nossa escolha qualquer um dos livros espalhados. Haviam diversos títulos e diversas leituras por assim dizer, já que tinha desde Tristão e Isolda, Romeu e Julieta até Alice no País das Maravilhas, O Menino Maluquinho... entre outros.
Consegui ler três livros e deixar um pelo começo, pois não gostei. O primeiro e o que mais gostei de ler foi O Jardim da Bruxa de Lidia Postma (Editora Ática), uma história fácil e mágica. Depois peguei e larguei o Em Busca do Tempo Perdido - No caminho de Swann: Combray de Marcel Proust pela Jorge Zahar Editor, esse era em quadrinhos, mas com a leitura chata.
Li ainda Traquinagens e Estripulias de Eva Furnari pela Global Editora, apenas quadrinhos, com apenas o título em palavras escritas, leve, muito legal. E por último (e quase não dá tempo de terminar) o Charadas Macabras de Angela Lago, com propostas de charadas a partir de palavras (levou um tempo para eu engrenar a compreensão, mas a autora brinca inclusive com isso durante a narrativa, muito legal mesmo, recomendadíssimo).
A aula terminou com uma discussão sobre as escolhas, bem, nem preciso dizer que o primeiro e que mais gostei foi o O Jardim da Bruxa, preciso? Adoro bruxas, gnomos, e "gente pequena" e é difícil uma história assim não me conquistar.
Para os professores, fica a dica sobre uma atividade de incentivo à leitura. Pegue um monte de livro, deixe-os ler e discuta em sala o porque das preferências.
Ps. Verei se faço um post falando sobre os livros lidos, como uma "resenha" em conjunto para quem se interessou mais.
Beijo
1 comentários:
Oi Dri,
aula de literatura é "tudo di bom"...rsrsrs...
Fiquei encantada com a proposta e quero saber mais sobre os livros lido sim.
Bjos!!!
Andréia
Sentimento nos Livros
Postar um comentário