sábado, 13 de novembro de 2010

A Rainha dos Condenados de Anne Rice

Olá, sabadão, calorzão ....
Hehehe

Hoje eu vou em um wordshop do mostra Rebobine, por favor!
Quem está em Campo Grande e quiser conferir: Veja aqui

Mas vamos ao tema do post!



Bom, eu comprei os três primeiros livros das Crônicas Vampirescas da Rice, e como eu postei há muito tempo atrás, um dos meus sonhos de consumo é ter todos (ou a maioria) dos livros da Rice.

Falei dos primeiros, Entrevista com Vampiro por aqui e O Vampiro Lestat por aqui
Comecei a ler o A Rainha dos Condenados pelas bordas, li todos os títulos de capítulo primeiro, e fiquei me perguntando, Lenda das Gêmeas? Como assim?
Bom vou começar dizendo que a estrutura e a história do Rainha dos Condenados é TOTALMENTE diferente do filme, e cá entre nós, depois de ler eu digo que o filme é péssimo.


A história recomeça onde o segundo livro parou, as novas aventuras do Lestat, como ele começa a planejar o show, o lançamento e as consequências depois. Ele explica desde o princípio que o que ele conta, nesse diferente dos outros, são narrativas das perspectivas de diferentes personagens, o que aconteceu com todos em oito dias antes do show e do ataque dos vampiros contra ele.

Resumindo: Akasha e Enkil eram reis do egito muito antigo, eles começaram a moralizar o antigo mundo, já que Akasha era contra o canibalismo (segundo o livro, nessa época as pessoas comiam os corpos dos parentes mortos - sinal de respeito - e dos inimigos - para que as forças fossem transferidas para eles) e então eles se deparam com uma vila no meio de montanhas.
Vila essa de duas poderosas bruxas que falam com os espíritos da natureza (bons e ruins), como as bruxas - gêmeas, ruivas e poderosas - não quiseram visitar os reis, eles fizeram por onde dizimar a vila toda, com a desculpa de combater o canibalismo deles, que eram apenas de ingerir os restos mortais dos parentes em sinal de respeito.
Lá no Egito, essas bruxas, Maharet e Mekare, destroem a frágil visão de verdade de Akasha, que ofendida deseja mata las, porém o rei, benevolente apenas manda seu braço direito, Kayman, estupra las e larga las no meio do deserto.
Em fuga, Maharet descobre se grávida e ajudadas pelas pessoas do caminho, as gêmeas param em uma vila muito parecida com a sua. Maharet dá a luz a uma menina e logo em seguida Kayman chega à nova vila e obriga ela a voltarem para o Egito, pois um espírito ruim possuíu os reis e elas precisam ajudar.
Acontece que Akasha e Enkil já haviam se transformado em vampiros, através de um ataque de um espírito ruim que vendos os muito machucados e entre a vida e a morte funde seu espiríto com o de Akasha.

Essa é a melhor parte do livro todo... O livro ainda explica como a linhagem da filha de Maharet evoluí até chegar em Jesse, que possuí os mesmos poderes de quando as gêmeas eram vivas, falar com espirítos e similares.
No livro Jesse e Lestat não tem mais do que um contato durante o show onde ela prova do suor - sangue - dele, e depois quando ele chega com Akasha, depois do fim do livro eles trocam mais do que dois olhares e só!

Tem muita história dentro de Rainha dos Condenados, como uma pitadinha da história de Marius e Pandora, quando ainda eram um casal e como se separaram depois. Armand e Daniel, o repórter do Entrevista com Vampiro, que torna se amante de Armand e quase no fim ele o morde. A história de Kayman, quando ele transforma vários humanos em vampiros, ainda no Egito para destruir Akasha e Enkil, sem sucesso, e quando já no presente do livro, ele acorda sem memória e vai recobrando a aos poucos. Tem também a história da Talamasca, que é uma instituição para pesquisa do mundo sobrenatural, e que de alguma forma os vampiros tem um ódio tremendo deles. A história de Mael e Eric junto de Maharet, que cá entre nós eles são muito figurantes, mas é Mael quem se envolve com Jesse.

Como pode se notar, Rainha dos Condenados tem uma trama bem complexa e cheia de personagens.
Tentei só dar uma mostrinha do livro....

Sobre o filme, bem. Se puder ler o livro, não veja o filme.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

Beli disse... [Responder Comentário]

Faz muito tempo q li um livro da autora! Preciso retomar varios livros dela! Ela foi a primeira nessa onda de vampiros mesmo antes de tudo começar!
Esse eu nunca li! To curiosa! Parece bom!

bjus

deiare disse... [Responder Comentário]

Eu amei o livro tbm, mas eu gostei do filme :-).
Para mim o filme é uma mistura dos livros "O Vampiro Lestat" com "A Rainha dos Condenados", mas filme baseado em livros geralmente não é bom.
Bjos!!!

Neusa Vaz disse... [Responder Comentário]

Oi!!!! Eu amei seu blog!!!! Eu geralmente sempre gosto mais dos livros, eles tem muitos detalhes e prendem a atenção da gente!!!! Aconteceu isso, quando li os livros da saga Crepúsculo, enquanto os filmes são bem morninhos, os livros me conquistaram!!!
Bjos!!!!