terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Li e recomendo: Cem Anos de Solidão, Gabriel Garcia Marquez

Olá!

Meu nome é Izabella ou Bella, tenho 27 anos e moro em Curitiba/PR; sou a mais nova colaboradora do Inútil e  aqui vou falar sobre livros e filmes que li/vi e que achei excelentes! :D Ah, eu tenho um blog, o Piece of My Heart, onde eu também falo de diversas coisas... sinta-se à vontade para visitá-lo!

O primeiro livro que escolhi pra falar é o maravilhoso Cem Anos de Solidão, do colombiano Gabriel Garcia Marquez:


Com esse livro, Gabriel Garcia Marques ganhou o Nobel de Literatura em 1982 e digo que foi um prêmio mais que merecido, pois a história do livro é excelente e muito bem amarrada.

O livro conta a história de uma família, os Buendía, onde os acompanhamos desde a sua primeira geração até a última, com seu final trágico.

Toda a narrativa se passa num vilarejo fictício no interior da América Latina, chamado Macondo, fundado por José Arcadio Buendía, patriarca da primeira geração da família, que é formada também por Úrsula Iguarán, a matriarca e os três filhos do casal: José Arcadio, forte viril e trabalhador, Aureliano, calmo e introvertido, e Amaranta, criada para ser uma típica dona de casa. Junta-se a família mais tarde Rebeca, enviada para ser criada por José Arcadio Buendía e Úrsula.

É dessa primeira geração dos Buendía que mais e mais descendentes e personagens marcantes derivam; a narrativa do autor é extremamente rápida, por isso recomendo que você leia o livro com papel e caneta do lado, para pode fazer a árore genealógica da família e não se perder, sabendo quem é quem.

O autor também utiliza muita linguagem figurada e abusa dos acontecimentos fantásticos, como no caso da morte de José Arcadio, onde um fio de sangue escorre de seu corpo até chegar a sua mãe, Úrsula, anunciando a sua morte. Outro exemplo de evento sobrenatural que ocorre no livro é a subida aos céus de Remedios, a Bela, pertencente à quarta geração dos Buendía.

Outro fato bem interessante é a repetição dos nomes José Arcadio e Aureliano à medida que a família vai crescendo, de geração em geração; Úrsula é a única integrante da primeira geração que vive para conhecer os seus netos, bisnetos e trinetos (estima-se que a personagem tenha vivido entre 115 a 122 anos), onde a matriarca chega à conclusão de que todos os José Arcadios eram impulsivos e viris, e todos os Aurelianos eram introspectivos e estudiosos.

Todos os Aurelianos têm a missão de desvendar os mistérios dos pergaminhos pertencentes à família e que foram deixados pelo cigano Melquiades amigo do primeiro José Arcadio Buendia e que trazem a terrível fatalidade que põe fim de uma vez por todas à família Buendía, consumindo com seu último descendente.

Na minha opinião esse livro merece ser lido e relido; já o li duas vezes e pretendo fazer isso muito mais vezes! :D

Obs.: Alguns dados específicos, como a idade dos personagens, foram retirados da Wikipédia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

Adrianna Alberti disse... [Responder Comentário]

Eu já tinha comentando... Mas vou repetir nunca tinha lido sobre o livro, e me surpreendi... Bem interessante mesmo =)

Vou colocar na lista para leituras provavéis ;D

Bella disse... [Responder Comentário]

Leia, tenho certeza de que vc vai adorar!

Faz assim, assim que for pra CG, eu te empresto o meu! :D Se tivesse com ele aqui, até te mandava pelo Correio, hehehe! :D


Beijão!

izabellaniquito.blogspot.com