quinta-feira, 17 de maio de 2012

1822, Laurentino Gomes

Olá!

Faz tempo que não apareço por aqui né? Sabe como é, saí do emprego, mudei de apartamento, enfim, as correrias da vida, hehehe!

Então, vamos falar de livros? 

1822, de Laurentino Gomes, fala sobre a independência do Brasil e de todo o contexto político da época.

O livro é uma delícia, tanto para as pessoas que nunca gostaram muito de história; é bem legal ver a realidade por trás da independência brasileira, bem diferente do que aprendemos na escola.

Até a representação do Grito do Ipiranga, no quadro famosíssimo de Pedro Américo, teve que ser "adaptada", pois como o contexto político do Brasil estava muito frágil em decorrência da separação da colônia brasileira da metrópole Portugal, até mulinha em que D.Pedro I montava no momento do grito, foi subistituída por um corcel branco e imponente.

É bem interessante o capítulo que trata de D.Pedro I: vemos o seu jeito de lidar com as coisas e a difícil posição em que se encontrava, pois o seu coração pertencia ao Brasil e também a Portugal.

Há também ricas referências a José Bonifácio, o patriarca da independência, que foi a mente por trás de D. Pedro I, assim como a Imperatriz Leopoldina, a princesa triste, primeira mulher do imperador.

Destaque para o capítulo que fala sobre Domitila de Castro de Canto e Melo, a marquesa de Santos, uma das maiores paixões de D. Pedro I.

O mais legal desse livro, além de poder conhecer e dar mais valor a nossa históra, foi poder compreender a mente dos personagens que participaram de um momento tão importante para nós brasileiros.

Recomendo muito a leitura!

Beijão!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

Adrianna Alberti disse... [Responder Comentário]

Opiniões sobre esse livro são tão opostas, tem gente que diz que é legal, tem gente que não gosta... hehehe
Eu tenho uma curiosidade enorme para ler ele... *---* ainda mais agora hehehe
bjo

Bella disse... [Responder Comentário]

Eu gostei muito! Mais até do que o 1808!

Beijão!