Olá!!
Umas férias das postagens do blog... cof cof cof... era porque não tínhamos o que postar mesmo, e por falta de criatividade ficamos sem posts. Quem nunca passou por um período assim??
Hoje venho com um livro que acabei de terminar de ler - As Memórias de Cleópatra, volume 2 - Sob o Signo de Afrodite de Margaret George.
Esse segundo volume traz a continuação da vida de Cleópatra, a morte de César trouxe dor e resta-lhe viver com esse buraco e continuar a comandar o Egito, tentar manter seu povo à salvo e esquecer de Roma e sua política assassina.
Mas durante sua jornada, Cleópatra ainda teria muito com o que lidar. Com o intuito de exigir para Cesarion o nome que lhe é merecido (filho de César), a Rainha se encontra com Antônio, para exigir o que acha ser o correto. Mas os deuses são ardilosos e os dois se entregam a uma paixão irremediável.
Entre as tramas desenvolvidas Cleópatra parece combater o tempo todo contra Otávio, seu verdadeiro "inimigo", embora este tenha que lidar com muito mais do que uma Rainha. Entre ambição de um vasto império e o amor por Antônio, vemos uma mulher forte e persistente em seus objetivos.
Marco Antônio |
Diferente do livro anterior, esse vem com um peso, uma cadência bem mais entediante e dispersa, sem tanta aventura e emoção, embora emocionante. Com certeza as melhores partes são as que Marco Antônio aparecem com a simplicidade de quem só queria viver honradamente mas acabou sendo um homem importante.
Cleópatra se mostrou em diversos momentos uma mulher teimosa e mimada, que arrisca muito por um desejo de se impor à Roma que as vezes chegou a ser irritante. Não gostei tanto desse volume, principalmente por notar um romantismo que duvido muito ter ocorrido nos tempos de Cleópatra, não estraga o livro, mas me deixou com má vontade de ler e por isso demorei um tempo para terminar a leitura do volume 2.
"Eu era ao mesmo tempo a esposa espartana , dizendo: 'Volte com seu escudo ou em cima dele', e a esposa egípcia, dizendo: 'Volte apenas... mesmo sem o escudo'".
Página 327.
Bem, é isso!
Beijos
0 comentários:
Postar um comentário