sábado, 29 de dezembro de 2012

O Perfume - A história de um assassino de Patrick Süskind

Olá!!

Mais um livro lido esse ano, e o melhor um livro que definitivamente deveria figurar entre clássicos obrigatórios de tão bem escrito e ótima história: O Perfume - A história de um assassino de Patrick Süskind.


Ambientado na França do século XVIII, Süskind nos conta a vida e morte de Jean-Baptiste Grenouille, um sobrevivente desde o nascimento. Sua mãe o pariu em meio à miúdos de peixe podre, no pior lugar de Paris. Sua infância foi marcada pela rejeição de seus iguais, amas de leite, colegas, todos o evitavam. 
Mas desde cedo descobre sua maravilhosa sensibilidade aos odores do mundo, desde objetos inanimados até os diversos cheiros característicos do ser humano. E foi essa sua capacidade que o levou à obsessão, pelos odores do mundo, pelo repúdio aos seres humanos que sempre estragavam as melhores essências, pelo desejo de possuir o melhor perfume que nem Deus seria capaz de criar: o perfume que o faria ser amado por tudo e por todos, e para fazer esse perfume magnífico, busca as mulheres com os melhores cheiros, virgens e belíssimas.

Ao postar no facebook que eu havia terminado de ler esse livro, a Tânia disse algo que marca bem essa leitura: É um livro totalmente sinestésico.
Com a habilidade do autor o leitor é transportado para o mundo de O Perfume e quase consegue sentir a essência das coisas descritas: dos campos, das garotas ruivas que encantam Grenouille, da podridão, até mesmo da falta de Jean-Baptiste por um cheiro próprio.
É muito bom o livro. Desde sua narrativa que não é floreada e nem simplista. A personalidade incomum do personagem, seu drama, suas comparações, suas obsessões, o autor simplesmente consegue deixar impresso no leitor todas as nuances e detalhes. Do começo ao fim, não há como se perder na leitura, nem como deixar e esquecê-la.

Livro mais do que recomendado!
Beijos


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

1 comentários:

Heidi Gisele Borges disse... [Responder Comentário]

Este é um livro que está há muito em minha lista para ler. Ainda não o fiz não sei porquê. Mas você me deixou com mais vontade.

Lerei em breve, com certeza =)