domingo, 27 de novembro de 2011

FIlme da Vez: Jornada da Alma

Olá!

O filme de hoje está longe de ser hollywoodiano, mas é um filme bem interessante, principalmente se você faz psicologia ou gosta de histórias verídicas (logo, nada de felizes para sempre ao final do filme).

Jornada da Alma ou Prendimi L´Anima (de 2003) é um filme francês, dirigido por Roberto Faenza, e eu que não entendo nada de cinema, digo que o diretor fez um filme muito bom, sem grandes ou nenhum grande efeito, simples, direto. Muito bonito mesmo!


Sinopse: Em 1904, Sabina Spielrein, jovem judia russa, é internada no Hospital Psiquiátrico de Zurique, o diagnóstico: Histeria. Seu médico, o jovem Carl. G. Jung, aproveita o caso para aplicar pela primeira vez as teorias de seu mestre Sigmund Freud. A cura de Sabina vem acompanhada de um relacionamento amoroso com Jung. Após anos ela volta à Rússia, tornando se também psicanalista e montando a primeira creche utilizando noções de psicanálise para crianças. 

Sabina Spielrein foi uma psicanalista importante, embora sua vida e obra tenham sido durante muito tempo esquecida por ela ter trabalhado numa época difícil na Rússia, entre o final do governo de Lênin e o começo do comando de Stalin, seu trabalho foi considerado impróprio e sua creche foi destruída, e após algum tempo tendo os nazistas invadido a Rússia, ela tenta fugir, mas ela e os judeus que fugiam com ela acabam sendo executados em sua cidade natal.

Um detalhe lindo e marcante no filme, é a música que Sabina canta praticamente do começo de sua internação até o final. Abaixo o clipe que encerra o filme.


Bom fica a dica diferente de filme para o restinho de fim de semana.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

1 comentários:

Tha Contar disse... [Responder Comentário]

Parece um filme bem 'história', né?
Eu até gosto desse tipo de filme, mas é difícil eu ver!
Já vi uns dois filmes franceses e curti. E eram nesse estilo, sem final feliz por serem histórias verídicas. Só que eu vi faz tanto tempo... só lembro que achei bem interessante, mas não lembro o nome dos filmes hahaha XD