quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Memórias de uma Gueixa de Arthur Golden

Olá!
Senta que o post é grande!
Hoje vim mostrar minha opinião sobre mais um livro lido! Memórias de uma Gueixa da Imago.


Quando comprei esse livro, meu namorado me deu uma bronca, dizendo que gastei a atoa e que provavelmente nunca leria, a princípio tive de concordar, pois foram mais de seis meses para começar a lê-lo. Mas depois de começar, não parei até o fim (nem tanto, mas levaram uns três a quatro dias para ler).

Memórias de uma gueixa conta a história dramática de uma jovem camponesa Chiyo em sua trajetória desde que fora vendida à uma casa de gueixas (okiya) até o final de sua vida. Passando por toda a história triste e as vezes alegre e bonita da persoangem.
Desde sua chegada ao okiya Chiyo fora mau tratada por Hatsumomo, que prevendo a ameaça que a criança poderia ser, volta seu ódeio e sua personalidade invejosa para a jovem que aprende com seus próprios erros a lutar e a perder, a esperar e se esforçar além de suas capacidades.

Do começo ao fim a história traz descrições belissímas das paisagens e dos comportamentos japoneses, é encantadora a narrativa cheia de metáforas e explicações visuais para sentimentos, lindo mesmo! Eu achei maravilhoso o livro, me surpreendeu.

A história é encantadora, apesar de ser ficção (o que me deixou desapontada) a história foi baseada na história de uma gueixa de verdade, que narrou suas histórias ao autor e este baseou parte da trama nisso. Pesquisando, eu descobri que a gueixa que auxiliou Golden acabou por escrever sua própria história em Gueisha of Gion (não achei nenhum indício de que este livro tenha sido traduzido para o português) de Mineko Iwasaki (aqui).

O livro deu origem ao filme Memórias de uma Gueixa... que foi bem adapatado, apesar de algumas mudanças bem significativas, como apesar de ser a personagem principal a narrar, eles não contam, por exemplo, toda a história posterior ao encontro final de Chiyo então a gueixa Sayuri com o Presidente... e tem história depois disso...


 Alguns detalhes também foram modificados, que embora não atrapalhem a trama em si, faz diferença ao clima da história. As interpretações foram muito boas, vendo agora, depois de ler o livro... Numa escala de 0 a 10, essa adaptação, para mim, teve média 7.5/8

E como eu fico empolgada com as coisas as vezes, fui atrás na internet para saber mais sobre as gueixas da época em que se passa o livro e descobri um flickr muito legal Okinawa Soba (aqui) com fotografias antigas e bem bonitas de gueixas, de situações e paisagens japonesas (aqui, aqui, aqui, aqui e aqui).

Por hoje é só!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários: