quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

A Guerra dos Tronos de George R R Martin

Olá!
Hoje haveria um post com uma dica legal, porém, por ter eu vencido a aposta que fiz com o Henrique de eu lerei A Guerra dos Tronos, Crônicas de Gelo e Fogo, livro um de George R. R. Martin, aqui vai a última etapa da aposta, minha resenha ou quase isso sobre o livro.
Esse primeiro volume foi posta na minha meta de leitura de 2012 e quando os livros chegaram meu namorado resolver me desafiar, ler o livro em uma semana, e mesmo ontem, terça à tarde eu achava que não daria conta, mas terminei enfim, e no prazo!


Em uma terra fictícia chamada Westeros, ao Norte, Eddard Stark o valente senhor é pego de surpresa ao receber o convite do Rei Robert da casa Baratheon que governa os Sete Reinos para ser sua Mão, a que governa e faz a justiça em nome do rei.
Eddard, ou Ned, é um homem honrado, e tendo a honra maior que o orgulho não tem outra alternativa, se não aceitar o convite de seu velho amigo e tentar protege-lo, tendo em vista que a antiga Mão do Rei, o mentor de ambos, havia morrido em uma suspeita de assassinato. Logo Ned dá adeus à sua terra nortenha rodeada por lobos para a corte, cheia de "cobras e aranhas".

Contando ainda histórias aparentemente separadas da central, como a Muralha ao extremo norte, em que Jon Snow, bastardo de Eddard é enviado, junto de seu fiel lobo gigante Fantasma, para tornar se Patrulheiro da Noite, um vigia sem descanso para Além-da-Muralha e dos Outros. 

Ou ainda a história de Tyrion Lannister, a melhor personagem de todas com certeza, um anão deformado e de língua rápida que com a mente afiada e a língua solta envolve se em perigosas tramas e ao mesmo tempo tenta apenas resguardar sua própria pele. 

E como esquecer da jovem Daenerys Targaryen, a filha da Tormenta, última de sua linhagem, vendida pelo irmão aos selvagens dorthrakis e seu Khal Drogo evolui de uma menininha assustada para uma mulher forte e verdadeira filho do dragões.

Guerra dos Tronos é impossível ser resenhada sem no minimo uns mil spoilers, para quem viu apenas a série: Saibam que foi primorosamente adaptada, apesar de alguns personagens e aparentes tramas ficarem de fora, não estragou em nada o livro e está absurdamente bem encenada. Ao contrário do seriado o livro não possui grandes doses de erotismo e nudez e muito menos apelos sensuais, mas é tão bem escrito que sexo e sangue e até mesmo mutilações tornam se um detalhe bem descrito e necessário.

A narrativa do livro me surpreendeu bastante, já que não é uma leitura difícil, apenas longa, demorada e infinita, durante toda a leitura, quanto mais eu lia, mais percebia que não saia do lugar, com seus capítulos sendo narrados sob o ponto de vista sempre de uma personagem em especial, não estraga a trama e deixa sempre uma dúvida e um mistério, apesar de não ter grandes mistérios, apenas reviravoltas de tirar o fôlego, mortes e mais mortes.

Eu li quilos de spoilers ao terminar o seriado e mais outros quilos ao terminar o livro e fico triste com alguns deles, mas sei que o autor não me dará outra escolha a não ser achar que a morte de alguns personagens é necessária para a continuação da história.

Recomendo muito a qualquer pessoa que curta fantasia e literatura fantástica de um modo em geral, quem não curte ler livros grossos e ainda sem fim (já que o autor ainda não concluiu a série de livros) aconselho a ver o seriado que também vale a pena!
Beijos....

Ps. Henrique, espero que cumpra sua parte da aposta, afinal The Winter is Coming... ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

Bella disse... [Responder Comentário]

Oi Dri!

Menina, que vontade de ter essa coleção, deveria ter aproveitado a promoção da Submarino! :D

Achei bem interessante a história e esse lance que vc falou que parece que qto mais vc lê, menos parece que vc sai do lugar, me lembrou muito os livros do Tolkien... :D

Beijão!

izabellaniquito.blogspot.com

Unknown disse... [Responder Comentário]

Olá Bella

Acabo de descobrir que ainda não era a sua seguidora aqui.

BJ00000000000.............
www.amigadamoda1.com