quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

501 Grandes Escritores - Ovídio

Olá!

Hoje eu apresente uma nova coluna 501 Grandes Escritores, utilizando como base, o livro 501 Grandes Escritores de Julian Patrick publicado pela Editora Sextante.

Essa coluna tem dois objetivos: apresentar algum grande escritor da literatura e me incentivar a concluir a leitura do livro (que possuí 640 páginas..)



Primeiro vou falar um pouco sobre o livro: 501 Grandes Escritores traz os maiores nomes da literatura mundial, desde os tempos remotos até a contemporaneidade. Apresentando os em ordem cronológica e com uma avaliação crítica do conjunto da obra de cada autor.
Entre os autores estão não apenas poetas e romancistas, mas também ficção científica, infantojuvenil, memórias, autobriografias, contos, novelas, peças, ensaios, entre outros.

E o primeiro "sorteado" foi Ovídio (PRE-1500, pg. 23):


Publius Ovivius Naso, de 43 a.C. nasceu na Itália e faleceu entre 17 e 18 d.C. na Romênia.
"Estilo e gênero: A poesia de Ovídio é marcada pela consciência literária, pelos temas mitológicos, pela expressão elegante e concisa e por um fluxo musical de versos."

Ovídio foi um grande poeta, deixou a vida política de Roma para escrever sobre as elegias do amor, escrevendo sobre amor, sedução, exílio, transformação mitológica, sendo o dístico elegíaco a métrica mais comum em seus poemas.
Uma de suas obras mais conhecidas é Metamorfoses que trata sobre a mudança de corpos, o amor e narrativas que continuamente se reproduzem, ao mesmo tempo é um catálogo mitológico e um exame da convenção e herança literária.


No auge de seu sucesso foi banido de Roma para Tomis, não se sabe ao certo o motivo, mas especula se que fora devido a um caso de adultério envolvendo a neta do Imperador Augusto. O exílio marcou uma mudança em tom e estilo de sua obra, tornado as mais introspectivas.

Obs: Uma característica das obras de Ovídio é tom erótico, em Pandora (Anne Rice), a personagem que dá nome à obra diz se uma grande fã dos escritos de Ovídio e de sua audácia em relação ao erotismo.

Principais obras:
Amores; Cartas Pônticas, As Heroides, Remédios para o Amor, A Arte de Amar, Metamorfoses, Tristes.




(outras fontes: aqui e aqui)


O livro 501 Grandes Escritores você pode adquirir em alguns lugares como na Submarino, Livraria Cultura e Livraria Saraiva. Para quem gosta de literatura, compensa a compra!!

O texto aqui escrito aqui não é literal, sendo utilizadas outras fontes para o mesmo.
E então, o que acharam? Já leram algo de Ovídio?
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários: