quarta-feira, 11 de abril de 2012

Trilogia Jogos Vorazes de Suzanne Collins

Olá!
Hoje eu vou falar sobre os livros de Jogos Vorazes, mas como assim? Bem no post passado (há longos dois dias), eu falei que vi o filme e fiquei louca para ler os livros, certo? E eu li, na verdade eu li os três livros em três dias (domingo, segunda e terça).
Optei por falar de todos em post só para não ficar cansativo!


No primeiro livro: Jogos Vorazes nos é apresentado Katniss Everdeen uma jovem de 16 anos, moradora de Panem, mas especificamente no Distrito 12, ela se voluntaria para salvar sua irmã Prim da Colheita dos  Jogos Vorazes, deixando para trás a mãe, a irmã e seu melhor amigo Gale, e com ela é escolhido Peeta Melark, o filho do padeiro do 12.

Então é mostrado no livro, sempre narrado pela Katniss, toda a preparação para os Jogos, como acontece a mídia por trás e toda a movimentação fútil do Capitol (a cidade que controla toda Panem) para que os Jogos ocorram da melhor e mais sangrenta maneira.

Depois de muita jogada de marketing, assassinatos inevitáveis na arena e a evolução de uma bonita  mas trágica amizade entre Katniss e Peeta, eles dois vencem os jogos, não sem despertar a ira de Snow, o presidente de Capitol.


No livro 2: Em Chamas, vemos como Peeta e Katniss devem manter as aparências, apesar dos pesares para não apenas a satisfação de Snow e o Capitol, mas também para não inflamar a Rebelião dos Distritos inspirados pelo jovem casal apaixonado que venceu os Jogos Vorazes.

Mas nenhum abraço, beijo ou declaração de amor pública é capaz de segurar Katniss e suas palavras ou a revolta das pessoas nos Distritos. E o que é pior, esse é o 75o. Jogos Vorazes em que uma arena é especialmente feita, e as regras igualmente para a comemoração dos Jogos (a cada 25 anos). Snow então abre as regras para os Jogos, e lá uma desastrosa notícias, os Vencedores dos Jogos Vorazes voltarão a arena como Tributos, dois de cada distrito. E há apenas três vencedores do 12 Katniss, Peeta e o mentor de ambos Haymitch, e lá estão novamente o casal apaixonado na arena.

Mas dessa vez há algo mais, os outros vencedores são amigos, de longa data, como parceiros do mesmo Distrito, como mentores, como quase da família. E essa luta será realmente terrível, para todos os lados.

E no instante final, quando apenas aliados sobravam na arena que algo acontece. a Rebelião começa verdadeiramente, e apenas Katniss, Beetee (o inventor do Distrito 3) e Finnick (o bonitão do distrito 4) são resgatados, mas Peeta fica e acaba nas mãos do Capitol.


Livro 3: A Esperança, traz o final da história de Katniss Everdeen. Resgatada pelo Distrito 13, até então perdido, Katniss deve assumir seu papel de rosto da revolução, não é porque se distancia do Capitol que Katniss se vê livre de câmeras, atuações e jogadas ensaiadas. 

Mas Katniss está em colapso, ela não lida bem com todos os acontecimentos, principalmente seus pesadelos e medos, atormentada pela situação de Peeta, sem poder no entanto tomar as rédeas da própria vida.

Até que Peeta é resgatado, e a que preço? Insano e perdido. Mas ainda é necessário ganhar a Rebelião, matar o presidente, acabar com o sofrimento dos Distritos e das pessoas que habitam ele. Resta a esperança na figura de Katniss, uma garota quebrada, atormentada, destruída de vários pontos de vista.



Sim, eu devorei os livros, sim eu me mantive presa aos livros até terminar. O livro traz uma crítica muito bem feita aos governos vorazes (desculpem o trocadilho) que querem o melhor do mundo apenas para os grandes, que preferem cordeiros bem submissos à pessoas críticas e com liberdade e fazem isso da melhor maneira que existe mídia manipuladora e poder opressivo. Consegue ver algo aí??

Mas mais do que uma crítica social, eu adorei o livro pela construção de Katniss e Peeta, como de desafortunados jovens de um distrito pobre eles se transformam em símbolo de revolução e a voz que é capaz de levar qualquer pessoa, respectivamente. E mais ainda, a destruição de suas personalidades, como o trauma e a guerra, os massacres e assassinatos refletem neles, e como apenas juntos eles conseguem manter um pouco de sanidade e razão.

Fiquei imaginando como seria nossas crianças e jovens cof cof cof, falando a tiazona em uma situação crítica como essa. Suzanne Collins não é uma autora que eu conheça, não é alguém que eu escolheria pelo nome, e só caí nos livros depois do filme. Mas parabéns para ela, tirei meu chapéu.

Se recomendo? Recomendo, mas tenha tempo, eu acho que você vai chorar, se revoltar e principalmente devorar os livros até chegar ao ponto final.

Existem problemas? Eu achei alguns, bem, a começar pela narrativa sempre do ponto de vista de Katniss, fiquei curiosa sobre como é que Gale lida com tudo (mesmo que isso mostre no livro, fico com a má impressão dele que Katniss deixa transparecer várias vezes). Torci mais por Peeta do que Katniss no final das contas, queria o ponto de vista dele também, mas os livros valem a pena.

Ah sim, cabe a explicação, o pássaro das capas é um Mockingjay (ou trazido como Tordo) um pássaro mutante que é capaz de reproduzir as melodias dos homens, e ele é o símbolo que Katniss carrega para os primeiros Jogos que é coletada.

Depois de todo esse conteúdo, se você ainda está por aqui. Obrigada, hehe....

E depois, daqui uns posts eu venho com a minha impressão filme x livro...




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

Ana disse... [Responder Comentário]

Já pensava em ler em breve, sua resenha me deixou ainda com mais vontade. O filme eu deixei para ver em casa, para partilhar com minha filha de 11 anos - assim podemos comentar à vontade sobre a mensagem (vc é a tiazona? Eu sou a Mamãe) e, inclusive, dar a ela a possibilidade de parar de ver se achar violento ou triste demais.

No mais... estou me segurando para não comprar já, pois não há mais onde pôr livros naquelas estantes que vc já conhece. :)

Adrianna Alberti disse... [Responder Comentário]

@Ana
Ah Ana, o filme é bem legal, mas não nego que seja triste... ótima escolha em ver em casa.

Já quanto às compras, são tantos na fila, ainda bem que consegui ler esses sem comprar... mas quero na estante ... ;)