sexta-feira, 13 de abril de 2012

A experiência da gravidez de uma gata. Memphis e seus filhotes.

Olá!!
Bom bichinhos de estimação são praticamente filhos né! A gente cuida, dá comida, dá carinho, briga, brinca... E ainda mais com gatos que são todos fofos por natureza. Eis um post especial, sobre o primeiro mês da ninhada da nossa gata.

Memphis dois meses antes de ficar prenha.
Bom, a Memphis a gatinha do meu pai, ficou prenha, e como não sabíamos o tempo certo de que ela daria a luz, ficamos no aguardo. Nossa gatinha é bem magricelinha, mesmo comendo muito. Então durante o período de gravidez ela só inchou o lugar do útero. O humor dela ficou mais brando e ela parou de pular e saltitar e fazer estripulia em 60% do que ela é normalmente.

Memphis aproximadamente dez dias antes de dar a luz.
Faltando um pouco menos de um mês, eu fiquei lendo diversos sites sobre a gravidez dos felinos, como muda o humor, como ela fica, como é o processo de dar a luz. Inclusive sobre as gatas procurarem um lugar mais sossegado. Então, preparamos um dos paninhos dela embaixo da mesa do meu quarto (que é lugar mais sossegado da casa), reforçamos a alimentação e na madrugada do dia 10 de março, ela deu a luz.
Foram cinco filhotinhos lindos! Branquinhos e fofos, parecendo ratinhos de laboratório.

Aqui os gatinhos com um dia de vida, aninhados na Memphis
Nesse tempo de ninhada nova, a Memphis ficou extremamente calma e quieta (o que para ela é incomum), além de ter sido super delicada com os filhotes e dependente do meu pai. Sempre que pára para dar de mamar, ou os gatinhos estão muito agitados, ela corre para o meu pai e mia até ele ir ficar com ela.
Ajudar a ajeitar os gatinhos, fazer carinho nela. Se existem gatas que ficam arriscas quando se aproximam da ninhada, a Memphis não é uma delas, pelo contrário, aceitou os carinhos de todos aqui de casa.

Gatinhos com quase seis dias de vida! Olha que grandinhos.
Com uns nove, dez dias de nascidos, demos uma "casinha" para a ninhada, pegando uma caixa grande e cortando apenas uma parte (para a Memphis conseguir entrar) mas para os gatinhos não saírem... 
Com doze dias aproximadamente, os gatinhos começaram a abrir os olhinhos e já estavam bem espertinhos além de mais miadores do que nunca... hehehe. A coloração dos pelos também mudou, as orelhas, ponta do nariz e rabinho começaram a ficar pretinhos.
Essa abaixo com fitinha é a Conchinha, que já ganhou nome e foi a primeira a abrir os olhos.

Conchinha com doze dias de vida.

Fiquei um boom tempinho sem fotografar os nenéns porque estava sem câmera boa, mas na primeira oportunidade, quando eles estavam com 23 dias tirei vááárias fotinhas!

23 dias, com rabinhos, orelhas e nariz bem escurecidos...
 Já que os espertinhos já estavam começando a caminhar pelo quarto mesmo (não que eles não andem, mas o ninho deles é altinho, então eles ainda não conseguiam sair.... Essa preocupação de deixa los escondidinhos, em parte é por causa da Princesa, a gata mais mau humorada do mundo, estávamos preocupados dela avançar nos gatinhos...


Então na minha cama eles fizeram a festa... caminharam, lamberam, ficaram presos na trama da colcha... Tudo sob a supervisão da mamãe Memphis, super corujona...




Eles também já brincam bem, de morder uns aos outros, subir e fazer montinho além de estarem sempre juntos, mesmo nas brincadeiras. Só tem um pequenininho mais esperto, que aliás foi o primeiro a sair do meu quarto até....
Ps. Conchinha tirou a fitinha que colocamos, para não incomodar não colocamos mais.
Todos os gatinhos já possuem nome: Conchinha, Bolacha, Faraó, Arya e Winter.



Com cerca de 25 dias, os gatinhos começaram a fazer xixi e coco normal, como gatinhos crescidos, até então eles faziam uma aguinha que a Memphis lambia (nojentinho, mas bem útil) hehe...
Também já escalam alguns móveis e brincam com papel e bolinhas....





Fica a experiência! E várias fotos dos gatinhos. Depois eu posto mais com o passar do crescimentos dos nenéns...

Beijos


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

Bella disse... [Responder Comentário]

Ai que coisa mais linda Dri! Amei os gatinhos, lindos demais!

Vcs vão ficar com todos?

Beijão!

Natallie disse... [Responder Comentário]

Que meigaaaaaaaaaaa
Eles são tão bonitinhos pequeninos, quando crescem é que o bicho pega rsrsrsrs
Eu e minha mãe passamos por isso com duas gatinhas que vieram da rua. Uma já era bem velhinha e teve só dois. A outra teve 4... Agora estão grandinhos já, com quase um ano... Adorei seu post :)
Bjo.