quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Nefertiti e os mistérios sagrados do Egito de Chiang Sing

Olá pessoas!!!

Hoje venho com mais um livro. Como tenho lido pouca coisa de literatura e mais teóricos e técnicos, resolvi ler um fininho de leitura rápida e o escolhido foi esse: Nefertiti e os mistérios sagrados do Egito...



Esse livro traz a história de Nefertiti a partir do anúncio de seu casamento com seu meio irmão Amenhotep IV, a princípio ela se recusa, primeiro pois ele é deformado (na opinião dela) e com traços muito femininos o que o torna diferente dos homens da época, segundo pois ela adora apenas a Aton, um deus considerado secundário no panteão egípcio e ele adora a todos os outros. Nefertiti tem uma personalidade forte e até tenta fugir para se casar com um grande amor, mas o Faraó, seu pai, a captura e a força ao casamento.

E então a história se desenrola desde o casamento forçado até a após a morte de Nefertiti. A história tem muito da cultura egípcia e principalmente a descrição de ritos e crenças, em algumas partes a história fica estranha apenas para que se explique determinado rito para ocasião ou determinado detalhe (como a fabricação do sarcófago de Amenhotep III. 
Não tanto focado no psicológico e nos personagens em si, o livro vai mostrando a transição do reinado de um faraó para outro quando Amenhotep IV muda seu nome para Akhenaton e instaura a religião de Aton no Egito, causando muita revolta e vingança dos sacerdotes de Amon.

Estela mostrando Akhenaton e Nefertiti e algumas de suas filhas - Museu do Cairo.

Eu gostei e não gostei do livro, ao passo que vem cheio de informações interessantes sobre os rituais, as crenças e até um pouco do dia a dia, ele deixa a desejar com os personagens em si. Mas o livro vale a pena a leitura viu!!! Recomendo!

Beijos



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários: