sábado, 26 de junho de 2010

A Mil e Uma Noite - Volume Um

Ganhei de presente do Dia dos Namorados os dois volumes de As Mil e Uma Noites da Ed. Ediouro, com apresentação de Malba Tahan.
E que belissímo presente!



Embora seja em partes desgastantes devido às repetições de "assim Dinazade na noite seguinte, acordou sua irmã.." ou como mais ao fim do primeiro volume "Sherazade interrompeu - se, em virtude do dia...". Mas ainda assim é encantador, belo, posso até dizer mágico ler os contos de Sherazade ao Sultão Shahriar e à sua irmã Dinazade.

Conta o começo do livro que Shahriar e seu irmão foram, ambos, traídos por suas respectivas esposas, e focando a história em Shahriar, mostra que este amargurado pela traição, jurou nunca mais deixar viva esposa após a noite de núpcias. Assim mataram se muitas mulheres antes e a própria Sherazade, filha do grão - vizir do sultão, se propor a impedir que a crueldade do sultão continuasse.
E assim iniciam se os contos de mil e uma noites!
Sherazade usa como artifício para iniciar suas histórias um pedido feito ao sultão para deixar que sua irmã Dinazade durma com ela afim de aproveitar sua última noite viva, no meio da noite a irmã a acorda e ela inicia as história, com o passar das noites, há uma nota do editor avisando que se retira a fala de Dinazade para não cansar o leitor.

Ao contrário do que eu pensava não são exatamente mil e um contos, pois muitos deles se dividem em várias noites seguidas, e um conto está dentro do outro, que está dentro do outro, que por sua vez está dentro de um outro.

A linguagem é um tanto complicada para quem não está acostumado, mas sinceramente adorei, deveriamos ter todos tanto o comportamento honesto e confiavél quanto as palavras das personagens dos contos.




Uma breve listinha dos contos que mais gostei do primeiro volume
(sim, só li esse, já comecei o segundo e assim que termina lo, postarei sobre ele aqui)
O mercador e o gênio e dentro desse conto: A História do Primeiro Ancião e da Corça; e A História do Segundo Ancião e dos Dois Cães Negros.
A História dos Três Calândares, Filhos de Rei e das Cinco Damas de Bagdá e dentro desse: A História do Primeiro Calândar, Filho de Rei; A História do Secundo Calândar, Filho de Rei; A História do Invejoso e do Invejado; A História do Terceiro Calândar, Filho de Rei; A História de Zobeida; e A História de Amina.
A História de Simbá, O Marinhos contando suas setes viagens e aventuras (que em nada me lembram os filmes e desenhos que já vi de Simbá)
A História do Pequeno Corcunda e dentro desse: A História Contada pelo Mercador Cristão; A História Contada pelo Fornecedor do Sultão de Casgar; A História Contada pelo Médico Judeu; A História Contada pelo Alfaiate (ainda possui cerca de sete pequenos contos além desses que já citei dentro da história do corcunda)

E a História que eu mais gostei apesar de triste, no primeiro volume é A História de Abu-Hassan Ali Ebn Becar e Chemselnihar:
Essa história conta a desaventura de um jovem princípe da Pérsia e a favorita do sultão ( aqui entende se como amante conhecida ), como eles se apaixonam perdidamente e como tentam de todas as formas aproveitarem desse amor proibido que acaba por adoece los e acaba por mata los, principalmente por não poderem aproveitar de tão forte amor.


O volume 1 é povoado por aproximadamente 44 contos, entre o que ocorre com o sultão Shahriar e posteriormente os contos contados por Shezarade.



Foi o melhor presente que eu pude escolher para mim nesse Dia dos Namorados, e posso dizer com sinceridade Sherazade é minha mestra
*-*
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

Flávia Capelli disse... [Responder Comentário]

Oie
Vimte visitar, menina eu li tanto o livro as mil e uma noites , como eu gostava , li seu post me deu vontade de ler novamente ,ahh como eu gosto dos contos!
Você tem razão é um excelente presente os dois volumes!
Ah e obrigada pelas visitas e comentários no meu blog.
bjo
até mais
Flá do blog Luxo básico

Adrianna Alberti disse... [Responder Comentário]

Sherazade é um exemplo a ser seguido, hehe ...
Amei o livro... os contos são lindos mesmo